sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O PODER DA SOLUÇÃO

O Poder da Solução
Roberto Shinyashiki
Editora gente / 198 páginas

Um inimigo, um concorrente, um crítico, um rival podem ser bênçãos divinas para quem quer crescer. Certa vez, ao receber um prêmio, a atriz Whoopy Goldberg disse: “Quero agradecer aos meus inimigos por me dar energia para acordar mais cedo. Eles me obrigam a evoluir”. Já pensou o que seria do Popeye se não fosse o Brutus? Do Batman sem o Coringa? Do Corinthians se não fosse o Palmeiras? Do Flamengo sem o Vasco?

Eu me lembro de um acontecimento muito especial na minha vida: alguns anos atrás, tanto o Grêmio quanto o Internacional de Porto Alegre corriam o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E o time do Grêmio me contratou para trabalhar para sua equipe. Depois de dois jogos, ele saiu da zona de risco e terminamos o trabalho. Alguns dias depois, recebi um telefonema do presidente do Grêmio liberando-me para trabalhar com o time do Internacional, que iria para a última rodada precisando da vitória para não ser rebaixado. Com muita sabedoria, ele disse: “Roberto, pode ajudá-lo a vencer esse jogo, pois não o queremos na Segunda Divisão. Ganhar um campeonato sem o Inter, não é a mesma coisa”. Ele sabia das coisas. Um grande adversário mantém sua concentração plena.

Você já aprendeu a atravessar paredes?
É fácil atravessar paredes, desde que você saiba onde está a porta!

O sucesso é uma coleção de detalhes bem cuidados.
E o fracasso? O fracasso são exatamente esses detalhes deixados de lado.

Há pessoas que têm casamentos com muito brilho. O casal freqüenta as festas badaladas e viaja todo ano para o exterior, mas é completamente infeliz na intimidade. O olhar deles é vazio e triste porque não se amam, não se querem bem. Trata-se apenas de uma união de interesses. Portanto, é um negócio, não um casamento.
É muito comum encontrar pessoas que ficam juntas para manter um padrão de vida. Elas podem ter uma casa cinematográfica, mas não conhecem alegria dentro dela. A casa é uma prisão. Pode ser uma prisão de luxo, mas é uma prisão. Será que vale a pena passar a vida vivendo uma farsa em troca de conforto e status?

Arrisque! Tenha coragem de ir atrás de um novo destino. Tenha ousadia de jogar tudo para o alto e a humildade de recomeçar do zero se for preciso. Você pode até perder o status, mas ganhará a chance de sonhar de novo, de planejar e sentir o gostinho de cada uma das novas conquistas que terá. E, o mais importante, fará tudo isso mantendo, ou até mesmo resgatando, sua dignidade, o bem mais valioso que existe.

Fico impressionado com a quantidade de gente que está com sérios problemas financeiros e continua a gastar como se nada estivesse acontecendo. Às vezes eles mesmos estimulam os filhos e a esposa a gastar mais e mais. São pessoas que têm uma dificuldade enorme de se adaptar a um novo padrão de vida por achar isso humilhação. Preferem negar até a morte que estão com dificuldades e acabam transformando o que seria uma situação passageira num problema complicado de resolver no futuro.

As pessoas procuram se iludir pensando que sonhar é suficiente para resolver seus problemas. Acham que pelo fato de simplesmente desejar algo conseguirão concretizar esse desejo. Ilusão pura! Querer simplesmente não é poder. O querer só é poder quando acompanhado de comprometimento e ação.
Quando Deus resolve destruir Sodoma e Gomorra, Ele preserva Ló e sua família. Adverte Ló, porém: “Quando vocês escaparem, não olhem para trás”. Mas a esposa de Ló desobedece, olha para trás e se transforma em uma estátua de sal. Ficar olhando para trás nos transforma em estátuas! Seres petrificados e sem ação que não conseguem sair do lugar.

(...) Observem que o ato de cuidar não nasce do amor pelo outro, e sim da necessidade de tê-lo sempre por perto, do medo da solidão. A lição que essas pessoas não aprenderam é que a única maneira de não ser solitário é amar a si mesmo.

Carlos era contador, mas vivia como auditor: sempre procurando os erros dos outros. Auditores são pagos exatamente para isto: encontrar falhas. Mas o problema é que Carlos agia da mesma forma em seu casamento, com seus filhos, empregados e amigos. Deve ser muito difícil ser casado com alguém que vive fazendo auditoria em casa.

Aceite a diversidade, inclusive a sua! Cada pessoa tem seu jeito especial de ser. A vida não pode ser uma plantação de eucaliptos com árvores iguaizinhas e compacta. A vida é como uma floresta natural, cheia de árvores e arbustos que procuram seu lugar ao sol. Exigir que todos sejam de uma única maneira só fará com que você e as pessoas queridas se transformem em um deserto seco e árido.

Perceba que ser diferente não é ser errado. Valorize tanto a beleza de uma rosa quanto a delicadeza de uma orquídea. Alguns preferem as rosas, mas nem por isso querem que o mundo seja uma imensa plantação de roseiras.

Quando aprender a aceitar os outros como eles são, vai perceber que será mais fácil aceitar-se como é. Você vai diminuir as críticas que faz a si mesmo. Vai se curtir e aprender a gostar mais de você.

Em vez de dar uma bronca na turma quando o erro acontecer, brinque com a situação. Você deixará todos mais relaxados para encontrar uma solução.

Uma das maiores dádivas da vida é que o passado pode ficar para trás e você pode ter a vida que merece no presente e no futuro.

Apesar de a dor de uma separação perecer infinita, há sempre a possibilidade de construir um novo casamento, talvez muito melhor que o anterior.

Os obesos que comem em excesso podem usar essa atitude como desculpa para não enfrentar o medo de sair para se divertir ou arranjar um companheiro.
As pessoas que trabalham compulsivamente podem usar esse artifício para não enfrentar o medo da solidão que sentem mesmo quando estão em casa com o cônjuge.

O ser humano tem a tendência natural de criar problemas imaginários quando suas necessidades básicas de sobrevivência estão supridas. Enquanto se luta para comer, ter um teto e criar os filhos, a probabilidade de ter problemas imaginários é menor. Quando, porém, se atinge determinado nível econômico e não se criam projetos e novos desafios, a tendência é preencher esse espaço com problemas imaginários.

Fracasso não é simplesmente sofrer uma derrota. Fracasso é desistir de lutar. Enquanto você lutar, o jogo estará acontecendo. Você pode até estar perdendo, mas sempre existe a possibilidade de virar o jogo. No entanto, quando desiste de lutar, você decreta que não haverá mais jogo. E, sem jogo, não há possibilidade de vitória.

A melhor maneira de nos sentirmos ricos é DOAR

Seja feliz enquanto resolve seus problemas.
Apesar de você estar passando por uma fase complicada em sua vida, não espere resolver todos os seus problemas para ser feliz. Mesmo no meio da maior tempestade do mundo, dedique algum tempo à reposição de energias. Sei que isso pode ser um pouco difícil porque a sua mente vai se concentrar totalmente na resolução do problema, mas tenha certeza de que tomar fôlego será fundamental para ter mais força de enfrentar essa adversidade.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ÁGUA FLUORADA

BOM DIA DIAMANTES, RECEBI ESTA MATERIAL MUITO INTERESSANTE HOJE:

Água fluorada: Outro logro brutal
Traduzo lá do mercola.com, que costuma resumir bem esse tipo de informação.
Você sabia que quase todos os europeus adicionavam flúor a seus reservatórios de água? E que a maioria parou depois de estudar o assunto com mais cuidado?
Fluorar a água potável em nome da saúde dentária é um logro de proporções colossais. Começando por uma verdade simples - a de que a forma natural do flúor (fosfato de cálcio orgânico) é parte da composição dos dentes - foi montado um discurso capaz de convencer todo mundo de que beber compostos químicos tóxicos de flúor, sobras poluentes de processos industriais, seria bom para os dentes do povão.
Nada poderia estar mais longe da verdade. O flúor de fato é um veneno sistêmico que:
. inativa 62 enzimas diferentes
. aumenta a absorção de chumbo
. acelera o envelhecimento
. aumenta a incidência de câncer e o crescimento de tumores
. estressa o sistema imunológico
. diminui a função da tiróide
. causa danos genéticos
. interfere com enzimas reparadoras do DNA
. aumenta a artrite
. reduz o QI e atrapalha os processo de aprendizagem e memória
Segundo o site, além da água potável, outras fontes de flúor incluem:
. drogas farmacêuticas contendo fluorophenil
. pasta de dente e líquidos anti-sépticos para bochechos
. comidas e bebidas feitas com água fluorada
. carne mecanicamente separada (CMS)(argh)
. resíduos de pesticidas na comida
. fórmulas à base de soja para bebês (argh)
. chá instantâneo
Filtro que elimine o flúor? Parece que só o de osmose reversa. Ou não?

Pois é pessoal, eu já uso pelo menos pasta sem flúor (FOREVER BRIGHT) a qual eu vendo e não tomo água da torneira....

Bom dia à todos e que Deus abençõe o dia de vocês!